Para que foi criado esse blog?

Padrão

Esse blog resulta de um projeto de pesquisa, apoiado pela FAPESP e pela Universidade de São Paulo, chamado “…dos cadernos de Sophia“, assim, com três pontos antes, como em …E o vento levou. A ideia foi resgatar o trabalho dessa pesquisadora, muito atuante nas décadas e 40, 50 e 60 no Rio de Janeiro e  no mundo como um todo. Considero Sophia uma das pioneiras na pesquisa em indumentária, em trajes.

Ela escreveu 125 “cadernos”- pastas onde ela escrevia ou traduzia ou fazia anotações sobre trajes. Ela, além de tudo, fazia ilustrações para acompanhar as aulas que dava na Escola Nacional de Belas Artes, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde fui carinhosamente recebido também em projeto de pós-doutorado pela Profa. Dra. Maria Cristina Volpi Nacif.

Todo o material foi digitalizado, e claro que desejo muito vê-lo publicado em breve.

Mas aqui as pessoas poderão ver um pouco do material que está preservado no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, à cuja equipe já agradeci aqui mesmo, em “Apoio”.

Todo o trabalho conta hoje com 2.500 páginas- ou seja, foi muito trabalho.

Foram mais de 12.500 fotografias do acervo, que formaram um quebra-cabeças gigante do qual trago, aqui em cima, um resumo. Em O projeto, encontre mais dados sobre o que foi o projeto. Em Quem foi Sophia?, dados bibliográficos. Fotos trazem imagens muito curiosas da casa antiga e de como a casa está hoje, lá em Santa Teresa, já que ela montou um museu de indumentária dentro de casa na década de 60. Há imagens de viagens, do antigo ateliê dela, imagens pessoais…

Livros e curiosidades são a diversão de muitos pesquisadores. Achei links online para livros que estão na Biblioteca do Museu Histórico Nacional, na coleção Sophia Jobim. Por favor, usem a Biblioteca- há material riquíssimo, vasto e de excelente qualidade para consulta.

E, por fim, Desenhos traz ilustrações da Sophia para moda, teatro- sim, ela foi figurinista de teatro também!- e outros temas que ela usava em sala de aula.

Como se vê, …dos cadernos de Sophia traz muitas informações que o vento não levou. Que esse material- criado  pela Sophia, doado por ela e entregue por seu irmão depois de sua morte ao Museu Histórico Nacional, cuidado com carinho por tantas pessoas no Museu, possa provocar em muitos pesquisadores o desejo da pesquisa.

Porque …dos cadernos de Sophia é só o começo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s